terça-feira, 5 de dezembro de 2017

5. Perdi-me No Museu Porque...


David Cali e Benjamin Chaud estão de volta, trazendo com eles o pequeno e imaginativo Henrique. Neste terceiro livro, editado pela Orfeu Negro, o rapaz que já conhecemos por não fazer os trabalhos de casa e chegar atrasado à  escola, sempre com fortes motivos, diga-se, vive  uma nova aventura. Uma visita de estudo a um museu.

Assim que cheguei, fui atacado por um triceratops.

Quem também já conhece o Henrique é a sua professora, que não resiste a questioná-lo,  com cara de poucos amigos, sobre a visita realizada. Ora, o rapaz não se faz rogado e dá inicio ao relato das muitas e fantásticas peripécias experienciadas. É aqui que os leitores apanham boleia.


Uma vez lá dentro, tudo é possível!  Encontros com manadas de búfalos ou famílias Neanderthal, passagens secretas, esculturas animadas que capturam visitantes, explosões... Henrique vê-se mesmo obrigado a executar algumas tarefas que não estariam previstas: arrumar, limpar e até... pintar. Sim, o miúdo reparou naqueles quadros que não estavam terminados e achou que era o mínimo que podia fazer! 

E dediquei-me com toda a minha arte.


Enquanto o leitor reconhece algumas alusões à Mona Lisa ou ao Princepezinho , as aventuras sucedem-se a um ritmo tão alucinante quanto hilariante. Nada que desvie o nosso pequeno artista do seu objectivo, encontrar a turma! Ah, é que nos tínhamos esquecido de contar que o Henrique chegou atrasado... ao museu.

Sem comentários: